Um líder se destaca dentro de uma organização por suas habilidades e maneira de ensinar e repassar informações para os demais colaboradores.
O papel e o comportamento do líder mudou ao longo dos anos e hoje observa-se dentro do ambiente corporativo a presença de um gestor líder.
Antigamente, pessoas que ocupavam cargos de liderança nutriam o sentimento de superioridade ao se compararem com o restante da equipe. Ele era guiado por retornos materiais e tinha uma visão limitada, focado em resultados de curto prazo.
No passado era comum um líder ser o juiz ao declarar culpados e inocentes em situações de conflito. Sua personalidade autoritária impunha medo e inibia o surgimento de opiniões e modos de trabalho inovadores sugeridos pelos então denominados “funcionários”.
Atualmente esse perfil de liderança é antiquado. Observou-se que é possível obter resultados maiores quando os funcionários se sentem pertencentes e valorizados dentro da instituição. É aí que entra o papel do gestor líder.
O líder da nova geração é um gestor empático que nutre um sentimento de igualdade e pertencimento dentro da equipe. Os “colaboradores” são entendidos como peça fundamental para o desenvolvimento do negócio e são tratados com respeito e admiração.
O gestor líder utiliza momentos de crise para ensinar e incentivar o trabalho em unidade.
As pesquisas mostram que colaboradores felizes obtêm maiores resultados. Um gestor líder é capaz de proporcionar um ambiente saudável para que as pessoas executem tarefas com excelência A consequência desse modelo de liderar é a inovação e o crescimento da instituição.