Temos passado por anos difíceis, e muitos colaboradores sentiram um impacto em sua saúde mental e bem-estar ao lidar com estressores internos e externos. Os líderes de RH também estão lutando, pois tentam apoia-los emocionalmente, e ao mesmo tempo, responder aos gestores em questões como baixo desempenho e aumento da rotatividade.
Quando nossas baterias estão constantemente sendo descarregadas no trabalho, começamos a desacelerar – e se elas nunca forem carregadas, acabaremos desligando completamente. Às vezes, um simples gesto de gratidão ou um sincero agradecimento por nossos esforços pode nos dar o impulso que precisamos.
Em março de 2020, a população de algumas capitais brasileiras aplaudiram de suas janelas, médicos e enfermeiros que estavam na linha de frente para tratar pacientes com COVID-19. Essa valorização e o reconhecimento de quão duro eles estavam trabalhando ajudaram a dar a muitos profissionais da saúde a força para continuar em um momento extremamente difícil e incerto.
Embora você não esteja salvando vidas no trabalho, todos merecem se sentir valorizados pelo que fazem. Todos nós queremos fazer parte de uma equipe que apoia uns aos outros e dedica um tempo para reconhecer o trabalho duro de cada um com bondade e gratidão.
Os benefícios comprovados da gratidão
Mostrar apreço e gratidão é uma prática valorizada em organizações altamente engajadas e de alto desempenho. De acordo com uma pesquisa da Harvard Business Review, a gratidão melhora o bem-estar, reduz o estresse e aumenta a resiliência. As pessoas também estão mais dispostas a ajudar os outros que demonstraram gratidão no passado.
Em um estudo, eles fizeram com que os participantes editassem a carta de apresentação de um aluno. Metade dos participantes recebeu uma mensagem neutra do aluno reconhecendo que recebeu seu feedback. A outra metade recebeu uma nota de agradecimento, onde o aluno expressou seus sinceros agradecimentos e apreço.
Então, o que você acha que aconteceu quando os alunos pediram ajuda aos mesmos participantes pela segunda vez? Os que receberam a nota de gratidão tinham duas vezes mais chances de concordar em ajudá-los novamente.
Os dados continuam a mostrar alguns outros grandes benefícios da gratidão no local de trabalho, incluindo:
Maior engajamento: as organizações que reconhecem seu pessoal inspiram uma conexão real.
Maior produtividade: quando os colaboradores se sentem celebrados e valorizados, eles ficam mais animados para trabalhar.
Melhor retenção: uma estratégia de reconhecimento positivo aumenta o moral e gera lealdade.
Maior motivação: a apreciação regular dá às pessoas um novo propósito e impulso.
Clientes mais satisfeitos: os colaboradores que são elogiados abertamente obtêm pontuações mais altas de fidelidade e satisfação.
Conexões mais fortes: as equipes remotas se sentem mais conectadas quando o feedback positivo chega
Faça elogios oportunos e significativos
Ao demonstrar gratidão, tente agradecer o mais rápido possível depois que o seu colaborador executou a ação ou fez o trabalho que você deseja reconhecer (mas não deixe que o tempo passado o impeça de agradecer – um obrigado tardio ainda é melhor do que nenhum).
Outra coisa a se lembrar é manter sua gratidão significativa. Ou seja, não abuse. Se alguém é conhecido por se emocionar com cada pequena coisa que as pessoas fazem, isso diminui sua gratidão e faz com que pareça menos sincero. Obviamente, você deve sempre ser educado e agradecer, mas provavelmente não precisará enviar flores toda vez que alguém fizer seu trabalho. Seja cuidadoso ao expressar gratidão e passe essa mensagem quando ela for realmente merecida.
Gestores podem criar uma cultura de gratidão
A relação colaborador-gestor é fundamental para a experiência do colaborador e um dos principais impulsionadores do engajamento, por isso é extremamente importante que eles ouçam que são apreciados. E ao fazer isso, os gestores podem formar equipes mais gratas e positivas.
Mas além de demonstrar gratidão, os líderes também podem abrir a porta para que os membros de sua equipe compartilhem mais apreço uns pelos outros. Criando mais oportunidades e espaços para compartilhar agradecimentos – e modelando esses comportamentos – podem promover uma cultura de gratidão e bondade no local de trabalho.
“Obrigado é a melhor oração que alguém poderia dizer. Eu digo muito isso. Obrigado expressa extrema gratidão, humildade e compreensão.” – Alice Walker, autora de A Cor Púrpura, vencedora do Prêmio Pulitzer.