Presencial | Formação de Preços

Formar preços é a parte mais complexa das decisões do Composto de Marketing. Isto deve-se ao fato de que precisamos levar em consideração a influência de muitos fatores externos à empresa e quanto mais complexos estes fatores maior a dificuldade em acertar na definição de preços. No passado a formação de preços se resumia a calcular os custos do produto, acrescentar o ganho esperado e os impostos. Hoje, com a concorrência mais acirrada, precisamos levar em consideração a estratégia adotada pela empresa, a percepção de valor do cliente e aspectos de oferta e demanda do mercado. Este processo de estudo sistemático dos preços é chamado de Gestão Estratégica de Preços e tem sido fundamental no processo mercadológico das empresas. Neste curso você conhecerá o processo de Política de Preços que não é simplesmente calcular os custos e impostos, mas entender a demanda do mercado e o valor do produto.


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Carga horária: 7 horas.

 

Horários: das 8h00 às 15h00

Investimento: R$ 390,00 (Trezentos e noventa reais).

Incluso: Certificado de conclusão, apostila com material apresentado em sala de aula e coffee-break nos períodos da manhã e da tarde.

Professor: Paulo Roberto Lucas de Oliveira

 

Programa:

 

Política de Preços

  • Estratégia de Preços
  • Determinação da Demanda
  • Estimativa dos Custos
  • Análise do Concorrente
  • Determinação de Preços
  • Seleção de Preços

Determinação da Demanda

  • Oferta e Demanda
  • Demanda Elástica
  • Demanda Inelástica
  • Valor único
  • Gastos em Relação à Renda Total
  • Benefício Final

Estimativa de Custos

  • Custos de Produção
  • Custos do Produto
  • Custeio dos Estoques
  • Custeio Direto
  • Custeio por Absorção
  • Ponto de Equilíbrio

Impostos

  • Impostos Diretos
  • Impostos Indiretos
  • Cálculo “por dentro”
  • Cálculo “por fora”
  • Evasão Fiscal
  • Elisão Fiscal

Forças Concorrenciais

  • Fatores Externos
  • Concorrentes Diretos
  • Fornecedores
  • Compradores
  • Produtos Substitutos
  • Entrantes Potenciais

Determinação de Preços

  • Markup
  • Preço de Retorno-Alvo
  • Preço de Valor Percebido
  • Preço de Mercado
  • Licitação
  • Seleção de Preço