Vida profissional x Vida pessoal: 4 dicas simples de equilíbrio do seu tempo

22/11/2019 Pessoas
Imagem

A vida profissional muitas vezes consome o tempo que deveria ser dedicado à vida pessoal ou vice e versa, pois o cotidiano fica cada vez mais frenético e exigente.

 

Se você ajustar o tempo gasto no trabalho e na vida pessoal, você não precisará sacrificar nenhum aspecto desse impasse. Isso gera maior felicidade, desempenho e satisfação.

 

Para obter esse resultado basta seguir algumas dicas de administração do tempo, confira:

 

Crie rotinas separadas

 

A principal causa da falta de equilíbrio do tempo é que as atividades do trabalho invadem a vida pessoal ou que as atividades da vida pessoal invadem as do trabalho.

 

Para que isso não aconteça, crie rotinas separadas, ou seja, você só deverá se envolver com trabalho no momento específico de trabalho e só deverá se envolver com atividades pessoais no momento específico para tal.

 

Dessa forma sua concentração estará no que importa em cada momento, assim tudo será feito com maior atenção.

 

Mas para que tudo funcione mesmo, estabeleça algumas regras: por exemplo, determine que o trabalho não deverá atrapalhar os finais de semana, as férias e os feriados. Da mesma forma, limite ou elimine o desenvolvimento de tarefas pessoais quando estiver no ambiente profissional.

 

É claro que exceções podem acontecer, em caso de emergências e imprevistos, mas, no geral, tudo deve ter um momento apropriado.

 

Priorize os compromissos

 

Para não perder tempo tentando descobrir o que fazer, priorize os compromissos. Identifique o que é importante e, também, o que é relevante para aquele dia: tarefas urgentes ou aquelas que podem mudar a sua carreira devem ser priorizadas. Em contrapartida, ações pessoais como cuidar da própria saúde, não devem ser deixadas de lado.

 

Faça um ranking geral com o que é realmente importante para você e, depois, priorize diariamente. Assim, aos poucos você terá em mente o que deve ser feito em primeiro lugar.

 

Otimize o uso do seu tempo

 

Na vida profissional, use a gestão de tempo no trabalho a seu favor, ou seja, otimize os momentos disponíveis e equilibre com a sua vida pessoal.

 

Por exemplos, se você vai para o trabalho de metrô aproveite para ler e responder alguns e-mails antes de chegar ao escritório. Já no intervalo de almoço, vá rapidamente à academia ou assista uma videoaula de um curso ou treinamento.

 

Assim, você amplifica seu tempo profissional e sobra menos tarefas. Ao final, isso gera maior tempo livre para se dedicar à sua vida pessoal.

 

Tenha tempo livre para você

 

Somente o horário do descanso ou os finais de semana não são suficientes para ter uma vida equilibrada.

 

Portanto, crie horários diários em que possa se dedicar a você, a sua família e aos seus interesses.

 

Determine um horário limite para cuidar de todas as pendências do trabalho, por exemplo, pois, dessa forma, o equilíbrio se concretiza e a sua produtividade aumenta justamente por causa do prazo.

 

Administre seu tempo com sabedoria e equilíbrio para alcançar ampla qualidade de vida e melhores efeitos em curto e longo prazo.