Por que o trabalho voluntário é importante?

04/11/2019 Pessoas
Imagem

O trabalho voluntário, somado à formação pessoal é considerado uma preparação para os desafios do mercado de trabalho, pois ele desenvolve habilidades como: trabalho em equipe, compromisso, liderança, boa comunicação e características pessoais como: sensibilidade, humanidade, proatividade. Tanto as habilidades quanto às características pessoais estão sendo cada vez mais requeridas pelas corporações.

 

Embora não seja preciso falar sobre os detalhes do trabalho voluntário durante a entrevista de emprego, a não ser que o entrevistador pergunte a você, o trabalho voluntário tem peso nos processos seletivos para ingressar em universidades no exterior, por exemplo, porque mostra que você usa o seu tempo livre para uma boa causa. Além disso você mostra que gosta de sair da zona de conforto para enfrentar novos desafios, isso te tornará mais apto a participar de projetos diferentes na empresa. 

 

Quando o profissional fica desempregado ele não pode ficar parado enquanto busca se recolocar no mercado de trabalho. Por essa razão, é importante dedicar o tempo ao desenvolvimento de novas habilidades, ao aprimoramento do seu lado profissional e das suas habilidades pessoais. Tudo isso te ajudará a conquistar uma nova vaga, pois se tornará um diferencial. 

 

Um ponto crucial que deve ser levantado é que durante o processo de escolha do candidato, o trabalho voluntário pode vir a ser um critério de desempate entre dois concorrentes, porque muitas vezes dois candidatos possuem um perfil profissional semelhante, entretanto é mais difícil os dois terem feito trabalho voluntário. 

 

É importante lembrar que o trabalho voluntário não precisa ter uma relação com a área da vaga pretendida. Ele continuará somando pontos positivos ao seu currículo desde que você saiba mostrar, de forma objetiva, suas experiências e como isso contribuiu para o seu caminho profissional. O importante é não se esquecer de contar sobre essa experiência.