Dicas para melhorar o trabalho em equipe

25/11/2018 Empreendedorismo
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Manter os funcionários motivados é um grande desafio para as todas as empresas, por isso, a motivação no trabalho é um tema estratégico no cenário organizacional. Comprometimento na execução das funções, satisfação com o trabalho, retenção de talentos e elevação do status da empresa no cenário social são apenas algumas das vantagens decorrentes de ter uma equipe determinada a superar seus limites em prol da organização.

Alguns dos problemas mais comuns em empresas, como baixa produtividade, mau atendimento ao cliente, queda nas vendas, entre outros, podem ser causados pela falta de motivação da equipe. O entrosamento entre os colaboradores é fundamental para que eles trabalhem juntos como um verdadeiro time.

Tendo em vista a gama de benefícios que pode advir da elevação do nível de satisfação e empenho dos colaboradores, é preciso que a empresa adote estratégias para instigar os seus funcionários a ampliar a confiança no sucesso das atividades, de modo a que, com o seu trabalho, colaborem para que as expectativas do empreendedor se tornem reais.

A motivação no trabalho guarda estreita relação com o nível de produtividade dos trabalhadores, e fomentar esse sentimento de ânimo e engajamento com as metas da organização é um importante diferencial em um mercado que se torna cada vez mais competitivo. Essa interdependência – motivação/produtividade – gera um círculo virtuoso, em que todos os membros da empresa saem ganhando: tanto os gestores, quanto os colaboradores.

Diversas pesquisas apontam que aquelas organizações que motivam os seus funcionários são muito mais produtivas do que aquelas que não se preocupam com isso. Com o intuito de aumentar os lucros e cortar custos, diversos gestores mantêm o foco apenas na pressão por mais produtividade, mas a verdade é que investir em formas de motivá-los sairia mais barato e traria resultados muito melhores.

Se você quer saber como fazer uma gestão de equipes com eficácia, confira as dicas que separamos:

1 – Seja um líder inspirador: mantenha contato com os funcionários regularmente para saber como está a experiência de cada um no local de trabalho e o que pode ser melhorado. Isso pode ser feito informalmente, através de uma conversa descontraída, ou por meio de atividades, como dinâmicas em grupo, por exemplo. Essa proximidade irá ajudar a conhecer cada um e descobrir o que os motiva a trabalhar de forma cada vez melhor.

2 – Ofereça planos de carreira: um colaborador com metas trabalha muito melhor do que um que não sabe onde está indo. Um plano de carreira indicando as possibilidades de crescimento na empresa fará uma grande diferença na motivação do funcionário.

3 – Reconheça e recompense o bom colaborador: oferecer uma remuneração competitiva e bons benefícios são fatores-chave que motivam um profissional a aceitar um emprego. Já a oferta de incentivos pelo bom desempenho dá aos funcionários motivos para que sintam vontade de continuar na empresa e dar sempre o seu melhor.

4 – Dê feedbacks frequentes: o sucesso da organização depende do alinhamento entre o perfil dos seus colaboradores e as necessidades e metas da empresa. O feedback busca, assim, corrigir eventuais falhas e também reforçar as condutas exitosas já praticadas pela equipe, de modo a conduzir a empresa para o caminho que levará ao êxito.

5 – Mantenha um ambiente agradável de trabalho: as relações interpessoais mantidas no ambiente de trabalho são o principal elo dos trabalhadores com a empresa, e consistem, ainda, num eficaz mecanismo motivacional. Além de ser fundamental para o bom desenvolvimento das atividades, a manutenção do bom relacionamento com os colegas de trabalho proporciona maior entrosamento entre o grupo, aprimorando o trabalho em equipe.

Fonte: cosy